Dentes do cachorro: curiosidades sobre a dentição canina
Hoje vamos conversar sobre os dentes do cachorro! Desde os dentinhos de leite até os dentes permanentes, cada fase da dentição canina tem suas especificidades e pede um tipo diferente de cuidado.
Quer aprender como manter o sorriso do pet saudável e o que fazer se algum dente cair ou quebrar? Vem com a gente
Cachorros têm dentes de leite?
Sim, cachorros têm dentes de leite, assim como nós humanos. Esses dentes começam a aparecer quando o filhote tem cerca de 3 semanas de vida.
O cachorro filhote troca de dentes por volta dos 4 a 6 meses, quando os dentes de leite começam a cair para dar espaço aos dentes definitivos.
Os dentes de leite têm a função de ajudar o filhote a se alimentar e explorar o mundo ao seu redor, mordendo e mastigando. Durante esse processo, é comum que eles sintam desconforto na gengiva.
Então dente de cachorro cai?
Sim, reforçando: os dentes de leite dos cachorros caem durante a troca para os dentes permanentes. Mas os dentes permanentes não caem, a não ser que haja algum motivo atípico, como trauma ou doença.
Então, é preciso atenção para observar quando os dentes do cachorro caem para saber se é um movimento típico da fase de desenvolvimento ou sinalização de algum problema.
Quantos dentes tem um cachorro filhote?
Um cachorro filhote tem 28 dentes de leite. Quando o filhote nasce, sua boca é bem pequena, mas à medida que ele cresce, os dentes de leite começam a surgir, distribuídos por diferentes regiões da boca. Os doguinhos têm dentes incisivos, caninos e pré-molares.
Dente de leite do cachorro tem raiz?
Sim, os dentes de leite dos cachorros têm raiz.
Os dentes de leite são menores e mais frágeis do que os dentes permanentes, mas mesmo assim possuem uma raiz que os mantém fixos nas gengivas.
Com o tempo, os dentes permanentes começam a nascer e as raízes dos dentes de leite são reabsorvidas pelo organismo do cachorro.
Quantos dentes tem o cachorro adulto?
Um cachorro adulto tem 42 dentes permanentes.
No filhote, os dentes de leite são menores e mais afiados. Como vimos, eles não têm molares ainda. O adulto, por outro lado, conta com os molares, que ajudam a triturar os alimentos de forma mais eficiente.
Dente de cachorro idoso cai?
Sim, os dentes de cachorros mais velhos podem cair, mas isso geralmente é resultado de problemas de saúde, como cáries, infecções nas gengivas e nos dentes etc.
Conforme o cachorro envelhece, sua saúde bucal pode ser afetada, e isso pode levar à perda de dentes se o pet não tem o acompanhamento necessário de um dentista-veterinário.
Conhecer o comportamento canino e suas consequências também faz diferença. O hábito de roer, por exemplo, limpa os dentes dos pets grandes, enquanto pets menores precisam de atenção extra, pois são mais propensos a problemas periodontais.
Dente do cachorro caindo, o que fazer?
Procure o dentista-veterinário. Se o cãozinho ainda é filhote, podemos assumir que é natural, mas em casos de cães adultos, geralmente não sabemos por que o dente do cachorro cai.
Por isso, devemos sempre levar nosso pet a um profissional qualificado, porque ele tem competência para diagnosticar e tratar qualquer problema.
Tire suas dúvidas sobre os dentes do cachorro
Para manter a saúde bucal do pet em dia, vale a pena pedir as recomendações do profissional. Esse contato entre tutor e médico-veterinário é muito necessário. Então, não deixe a timidez parar você, pergunte mesmo!
Você pode pegar dicas sobre qual ração é apropriada, como fazer a rotina de higiene oral do cachorro, se é recomendável e como examinar a boca do pet etc. Assim, seu cachorro vai receber todo o cuidado que merece.
Dente do cachorro quebrou, o que fazer?
Primeiro, verifique a gravidade do dano, ou seja, identifique se o dente se quebrou parcialmente, se quebrou até a raiz ou se ficou solto.
Depois, avalie sinais de dor e observe se há sangramento, pois pode se tratar de uma situação de urgência ou emergência. Você também precisa manter o cachorro calmo e levá-lo ao médico-veterinário o quanto antes.
Se o dente ainda está preso, tente perceber se está causando dor ou desconforto. Se o cachorro salivar muito, evitar comer e/ou demonstrar sofrimento ao tocar a boca, temos um alerta.
Cachorro com dor de dente, o que fazer?
Levar ao dentista-veterinário sempre! Além disso, temos algumas outras recomendações:
- não deixe o pet mastigar objetos duros;
- ofereça brinquedos de mastigar específicos (já vamos explicar!);
- massageie a gengiva do cachorro, se for seguro;
- evite oferecer alimentos quentes e gelados;
- administre medicação com a indicação do veterinário.
Oferecer brinquedos macios de mastigar pode ajudar a aliviar o desconforto, porque a mastigação suave massageia as gengivas e promove o fluxo sanguíneo, aliviando a dor.
É bom evitar alimentos quentes e/ou gelados porque temperaturas extremas podem sensibilizar os dentes e aumentar a dor.
Como cuidar dos dentes do cachorro?
Agora você entendeu a importância de cuidar da saúde bucal do seu melhor amigo, né?
Como em qualquer boa amizade, o segredo está no cuidado: boa alimentação, brinquedos adequados e visitas regulares ao dentista-veterinário colaboram para manter os dentes do cachorro saudáveis.
Então, se o seu cachorro tiver sinais de dor ou de dente quebrado, não deixe para depois – procure sempre a ajuda do profissional!
Vamos continuar aprendendo: leia nosso conteúdo que explica a diferença entre tratamento periodontal e profilaxia!
Galeria de fotos
Veja mais fotos da nossa equipe,
nosso atendimento e o espaço que
proporcionamos!
INSTAGRAM
Siga-nos no Instagram