Blog

Fique por dentro dos conteúdos pets e das notícias WeVets!
header-post-single-1-2
icone whatsapp Fale
Conosco
Postado em: 04/04/2025

Como fazer limpeza de tártaro em cachorro e por que é importante

Main image

Você sabia que, assim como nós, os cães também podem ter problemas dentários? Um dos mais comuns é o tártaro, que, se não tratado, pode trazer sérios riscos à saúde bucal e até afetar o bem-estar geral do seu melhor amigo. 

Nesse texto, vamos falar justamente sobre limpeza de tártaro em cachorro. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é tártaro? 

O tártaro é uma placa bacteriana que se forma sobre os dentes do cachorro. Com o tempo, essa placa vai se calcificando e ficando cada vez mais difícil de remover. A placa dental é comum, mas quando não é removida com frequência, acaba se transformando em tártaro. 

O tártaro tem uma aparência amarelada ou acinzentada, e quando está mais grave, pode ser marrom ou preto. Ele se acumula principalmente na parte de trás dos dentes e na linha da gengiva, provocando inflamação.  

Quais as causas de tártaro em cachorro? 

Falta de higiene bucal. Quando o cachorro não tem os dentes escovados regularmente, a placa bacteriana vai se acumulando e, ao longo do tempo, vira tártaro, como vimos. 

Além disso, a alimentação influencia bastante! Cães que têm uma dieta rica em carboidratos, alimentos processados e/ou aqueles que comem apenas ração seca podem ter mais dificuldades para evitar o acúmulo de tártaro. 

A genética também pode desempenhar um papel importante. Algumas raças são mais predispostas a desenvolver tártaro devido à forma dos dentes e/ou ao tipo de saliva. Cães pequenos, como Chihuahuas e Yorkshire Terriers, têm mais problemas dentários, incluindo o acúmulo de tártaro. 

Por que tirar o tártaro do dente do cachorro? 

O tártaro pode causar diversos problemas, como gengivite, periodontite e até a perda de dentes. Se não tratado, permite que bactérias entrem na corrente sanguínea, resultando em infecções em órgãos vitais, como coração, fígado e rins. 

Outro ponto importante é o mau hálito, um sintoma comum de tártaro. Quando o cachorro tem tártaro nos dentes, as bactérias causam um cheiro desagradável na boca. Então, preste atenção, pois esse “bafinho” não é inofensivo quanto parece.  

Como fazer a limpeza de tártaro em cachorro? 

A limpeza de tártaro em cachorro é realizada por um médico-veterinário, não tente fazer em casa. 

No hospital veterinário, a limpeza é feita com a utilização de ultrassom. O procedimento é seguro e eficiente para remover até o tártaro mais difícil de alcançar. Durante a limpeza, o médico-veterinário também verifica se há sinais de doenças bucais, como a própria gengivite e/ou outras infecções. 

Vale salientar que a limpeza de tártaro é feita sob anestesia, e o médico-veterinário pode realizar radiografias dentárias para avaliar melhor a saúde bucal do pet, detectando problemas que não são visíveis a olho nu. 

Quanto tempo demora uma limpeza de tártaro em cachorro? 

 De 30 minutos a uma hora, em média. 

O tempo para realizar a limpeza de tártaro em cachorro pode variar dependendo da quantidade de tártaro acumulado e da necessidade de outros procedimentos, como extração de dentes, por exemplo. 

Como prevenir o tártaro em cães? 

Prevenir o tártaro é o melhor caminho para cuidar da saúde bucal do seu pet e evitar complicações mais sérias no futuro. Aqui estão algumas dicas para ajudar na prevenção! 

Escovação regular 

Escove os dentinhos, ou dentões, do seu pet. Use uma escova e pasta de dentes específica para cães, e faça a escovação pelo menos 3 vezes por semana, a não ser que seu cachorro fique desconfortável. 

Antes de fazer, peça orientação para o médico-veterinário, assim você fica a par de como escovar os dentes do seu pet especificamente. Se o doguinho não aceitar a escovação, o médico-veterinário também entra em cena, para recomendar o que é preciso.  

Alimentação saudável 

A alimentação é tudo! Ofereça uma alimentação balanceada e adequada à idade e tamanho do seu pet, porque isso ajuda a evitar o acúmulo de tártaro. Fora isso, existem brinquedos mastigáveis e petiscos que colaboram com a limpeza dos dentes. 

Consultas regulares ao médico-veterinário 

Qual foi a última vez que seu pet foi ao médico-veterinário? Esse profissional pode detectar qualquer sinal de acúmulo de tártaro e problemas dentários antes que fiquem mais graves. 

Para isso, mantenha o check-up do seu amigo em dia, fazendo exames e consultas periodicamente. Além disso, o médico-veterinário também pode realizar limpezas preventivas. 

Quanto custa uma limpeza de tártaro em cachorro? 

Uma limpeza de tártaro em cachorro custa XXXx, em média. 

Esse valor pode incluir a limpeza do tártaro, anestesia e até exames adicionais, como radiografias.  

Como agendar a remoção de tártaro em cachorro da WeVets? 

Que bom que você chegou até aqui! A saúde bucal do seu pet merece mesmo essa atenção. Manter a limpeza de tártaro do cachorro em dia evita problemas dentários e contribui para o bem-estar geral do seu amigo. 

Se você percebeu sinais de tártaro e/ou mau hálito, é hora de considerar uma limpeza. Na WeVets temos um protocolo de odontologia, no qual o pet chega cedinho, faz todos os procedimentos e fica em observação para garantir que tudo continua bem. 

Não deixe para depois, saiba mais sobre o nosso modelo de dentista para cachorro 

Leia Também

Como fazer limpeza de tártaro em cachorro e por que é importante
Como fazer limpeza de tártaro em cachorro e por que é importante
Como saber se o gato está com dificuldade de urinar e o que fazer
Como saber se o gato está com dificuldade de urinar e o que fazer
Vacina V8: para que serve e quando o pet deve tomar?
Vacina V8: para que serve e quando o pet deve tomar?
icon instagram

INSTAGRAM

Siga-nos no Instagram

Seguir