Blog

Fique por dentro dos conteúdos pets e das notícias WeVets!
cancer-de-mama
icone whatsapp Fale
Conosco
Postado em: 10/10/2024
Categoria(s):

Câncer de mama em pets: Sintomas, Tratamento e Prevenção

Main image

O câncer de mama é um tipo de tumor maligno que se forma a partir de células anormais no tecido mamário. Ele ocorre quando essas células passam a crescer e se dividir de maneira descontrolada, podendo invadir tecidos próximos ou metastatizar (quando as células tumorais invadem outras partes do organismo). Tumores mamários são mais frequentemente vistos em fêmeas.

A identificação precoce da presença de nódulos na cadeia mamária do pet está diretamente relacionada com um melhor prognóstico, visto que ao longo do tempo, além de apresentar crescimento e poder eventualmente ulcerar (abrir uma ferida), maiores são as chances de que estas células cancerígenas atinjam tecidos como pulmões e fígado.

A palpação da cadeia mamária é um gesto simples e que pode ser feito em casa, capaz de detectar, quando bem executado, neoformações nas mamas que podem indicar o início do desenvolvimento de um tumor.

Caso seu pet apresente nódulos, o ideal é levá-lo em consulta clínica a um médico-veterinário de confiança, que fará o restante do exame físico do seu cão ou gato a fim de verificar se existem outras possíveis alterações nos demais sistemas.

O tratamento do câncer de mama em cadelas varia de acordo com o estágio da doença, o tamanho e a localização do tumor, a presença de metástases, e o estado geral de saúde do pet. Assim como em humanos, o tratamento é personalizado, e pode envolver cirurgia, quimioterapia e outros cuidados.

A cirurgia de retirada de um tumor mamário chama-se mastectomia, podendo ser unilateral (quando é retirada apenas uma cadeia) ou bilateral (quando são retiradas ambas as cadeias). Por ser uma cirurgia de grande extensão, a retirada bilateral pode ser feita em duas etapas para diminuir possíveis complicações no pós-operatório.

A melhor maneira de prevenção da doença é a castração precoce, realizada preferencialmente nos primeiros anos de vida do pet. A recomendação da idade inicial para a castração em cadelas é a partir dos 9 meses de vida e logo após o primeiro cio, e em gatas, a partir dos 7 meses.

Lembre-se de que injeções inibidoras de cio não são recomendadas e não devem ser feitas, pois predispõem a fêmea a ter câncer de mama. Para evitar prenhez e diminuir drasticamente as chances de ocorrência de tumores mamários, a castração deve sempre vir em primeiro lugar.

Conheça nosso sistema de castração segura e com exames + cirurgia no mesmo dia.

 

Leia Também

Câncer de mama em pets: Sintomas, Tratamento e Prevenção
Câncer de mama em pets: Sintomas, Tratamento e Prevenção
Castração em Pets: Um Guia Completo para Cães e Gatos
Castração em Pets: Um Guia Completo para Cães e Gatos
WeVets, PremieRpet e Petlove se mobilizam para ajudar vítimas no RS
WeVets, PremieRpet e Petlove se mobilizam para ajudar vítimas no RS
icon instagram

INSTAGRAM

Siga-nos no Instagram

Seguir