
Ácaro em cachorro: como prevenir e qual o tratamento?

Pequenos e invisíveis a olho nu, os ácaros podem causar grandes problemas para os cães. Eles podem viver e se reproduzir em diversos ambientes, como nas caminhas dos cachorros, colchões, estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar-condicionado e diversos outros locais.
Os ácaros se alimentam de material orgânico, e se desenvolvem em condições ótimas em
ambientes muito úmido. Para diminuir a quantidade de ácaros no ambiente, podemos realizar
a limpeza mais frequente do ambiente, lavar os utensílios do PET e utilizar aspiradores de pó
no ambiente.
Mesmo com todas as medidas de higiene, é impossível acabar com os ácaros no ambiente,
mas a diminuição da quantidade é possível.
Como evitar ácaros no cachorro?
Os ácaros se alimentam de material orgânico, e se desenvolvem em condições ótimas em ambientes muito úmidos. Para diminuir a quantidade de ácaros no ambiente, podemos realizar a limpeza mais frequente do ambiente, lavar os utensílios do PET e utilizar aspiradores de pó no ambiente.
Mesmo com todas as medidas de higiene, é impossível acabar com os ácaros no ambiente, mas a diminuição da quantidade é possível.
Quais são os tipos de sarna em cachorro?
Antes de entender os diferentes tipos de sarna que podem afetar os cães, é importante saber que essa condição é causada por ácaros que se alojam na pele ou nos ouvidos dos animais, provocando coceira intensa, feridas e outros desconfortos.
Cada tipo de sarna tem um agente causador específico, sintomas distintos e exige um tratamento adequado. A seguir, conheça as principais variações da doença e saiba como identificar cada uma delas.
Sarna negra
Tatiana Saleme, médica-veterinária dermatologista do Hospital Veterinário Pet Shop e Hotel Sena Madureira, explica que uma das doenças causadas pelos ácaros é a Sarna Demodécica canina, também conhecida como sarna negra, sendo causada pelo ácaro Demodex canis.
“Não existe uma forma exata de impedir ou evitar a doença, porém conseguimos evitar que essa doença não passe para outras gerações através da castração dos animais diagnosticados com essa doença”, explica Tatiana.
Sarna otodécica
Outra doença causada por estes animais é a Sarna Otodécica, também conhecida por sarna de orelha. Trata-se de uma doença causada pelo ácaro Otodectes cynotis, que habita os condutos auditivos dos animais causando muito incômodo, dor e coceira.
“O contágio ocorre a partir do contato de um animal doente com o saudável. Para tratar a sarna otodécica, pode-se usar medicamentos parasiticidas, medicações injetáveis, orais e até com produtos para aplicar diretamente nas orelhas”, afirma a médica-veterinária.
Tatiana explica que a principal forma de se prevenir essa doença é o uso contínuo de medicamentos para evitar pulgas, carrapatos e ácaros.
Sarna sarcóptica
Por fim, a médica-veterinária lembra que os cães podem também sofrer com a Sarna sarcóptica ou escabiose canina, que é causada por um ácaro na pele dos animais conhecido como Sarcoptes scabie.
“O contágio acontece a partir de outro animal doente. Para prevenir essa doença, o uso contínuo de medicamentos para evitar pulgas, carrapatos e ácaros são indicados”, afirma Tatiana.
Texto para Portal Melhores Amigos produzido em 12 de agosto de 2021.
#ácaroemcachorro #sarna #sernanegra #sarnaotodécica #sarnasarcóptica #médico-veterinário #animais #pulgas #carrapatos #wevets #hospitalveterinário #tratamento #comoprevenirácaroemcachorro

Galeria de fotos
Veja mais fotos da nossa equipe,
nosso atendimento e o espaço que
proporcionamos!
INSTAGRAM
Siga-nos no Instagram