Blog

Fique por dentro dos conteúdos pets e das notícias WeVets!
header-post-single-2
icone whatsapp Fale
Conosco
Postado em: 22/11/2024
Categoria(s):

Gatifique-se – tudo o que seu gato gostaria que você soubesse!

Main image

Ter um gatinho em casa altera várias coisas na rotina: pelinhos espalhados pela casa, às vezes insetos como presente, brincadeiras de madrugada, móveis servindo de arranhador – o gato transforma a sua vida sem muita dificuldade. Mas existem alguns detalhes sobre essa nova experiência que você deve saber para conseguir se “gatificar”. Pensando nisso, a WeVets trouxe alguns tópicos importantes para você saber exatamente o que seu gato gostaria de dizer a você! 

  

Eu gosto de água corrente! 

Muitos gatinhos surpreendem seus tutores ao subir sobre a pia do banheiro e pedir para beber água direto da torneira. Mesmo trocando a água do bebedouro mais de uma vez ao dia, os gatos podem ainda sim preferir água corrente! Isso é herança do comportamento não domesticado de séculos e séculos atrás, onde o instinto fazia com que os felinos selvagens procurassem ingerir água em movimento pois ela tem menores chances de estar contaminada. Sendo assim, você pode investir em uma fonte própria para pets e deixá-la ligada em momentos em que você não esteja em casa e não consiga abrir a torneira para seu amigo.  

Lembre-se que a oferta de água deve ser abundante: mesmo com a fonte, troque ao menos duas vezes ao dia a água filtrada. O ideal também é que você ofereça mais de um local para que o seu gato beba água, não necessariamente ao lado do comedouro. 

  

Meus rins precisam de atenção! 

Os gatos possuem menores quantidades de néfrons em seus rins. Isto significa, basicamente, que estes órgãos nesta espécie possuem uma quantidade reduzida de unidades funcionais, então seu trabalho costuma ser dobrado. Para cuidar da saúde renal do seu amigo, ofereça água em abundância, rações de qualidade ao longo da vida e não economize nos sachês! O sachê é um alimento cuja composição é altamente hídrica, o que o torna excelente para compor a dieta do seu gato. Associe essa boa alimentação com uma boa oferta de água e ajude a prolongar a vida dos rins do seu gatinho! 

  

Meu banheiro é sagrado! 

A caixa de areia deve ser limpa regularmente. Gatos são pets muito limpinhos por natureza, e ficam muito incomodados se seu banheiro estiver sujo. O número ideal de caixas de areia é de duas por gato. Eles também costumam preferir grãos de areia mais finos pois machucam menos a almofada das patinhas. Atente-se para que as caixinhas de areia do seu gato sejam adequadas para o tamanho dele. 

  

Não gosto de mostrar que estou doente… 

Ao contrário dos cães, os gatos não costumam demonstrar que estão se sentindo mal, cabendo ao tutor desvendar seus sinais. Isto também é herança de seus ancestrais: os felinos selvagens evitam evidenciar sinais de doença pois são predadores, e mostrar fraqueza é perigoso na natureza. Assim, você precisa estar atento às mínimas alterações no comportamento de seu amigo que possam indicar que algo está errado com ele, como: 

  • Fez as necessidades fora da caixinha de areia 
  • Subitamente parou de fazer algo que ele fazia todos os dias 
  • Não está ronronando 
  • Passa mais tempo escondido 
  • Está comendo menos 
  • Está mais quietinho 

Sinais clínicos clássicos, tais quais vômitos, diarreia, febre e inapetência (quando o pet não está comendo absolutamente nada) são demonstrados pelos felinos quando a doença já está mais avançada e eles não conseguem mais ‘disfarçar’. Por isso, fique sempre atento ao que seu gatinho está te informando silenciosamente 

  

O banho bom para mim é o que eu sei fazer! 

Não é recomendado que você dê (ou leve seu gato para) tomar banho, pois é uma situação de estresse profundo para a maioria dos gatos, sendo que muitos podem apresentar episódios de colapso devido a tanto estresse. Além disso, os cheiros dos produtos e perfumes que costumam ser usados podem incomodar o pet. Os gatinhos sabem se limpar por instinto – os filhotes aprendem imitando a mãe. Por isso, a menos que seja realmente necessário e não por estética, prefira deixar seu amigo se limpar sozinho. 

  

Gosto de poder olhar tudo de cima! 

Os gatinhos costumam ter preferência por ficar em locais mais elevados, pois assim podem ficar de olho em tudo que está acontecendo no ambiente. Não estranhe se seu gato insistir em subir nas prateleiras, geladeira, armários e até o box do chuveiro. Você mesmo pode instalar em sua casa nichos amigáveis para o gato nas paredes, para que ele possa subir e se divertir. Isto serve de enriquecimento ambiental e vai tornar seu gato mais contente. 

  

Não sou desapegado ou frio, demonstro amor do meu jeitinho! 

Muito se é falado sobre o gato ser um pet independente, ou que prefira a casa ao tutor, ou que é frio e desapegado ou até mesmo que não goste de seu tutor, mas isto não é verdade. Os gatos são seres amorosos, mas gostam de ter seu espaço respeitado e podem demonstrar amor de um jeito não usual. Alguns adoram colo, outros pedem colo só de vez em quando, outros não querem nem saber… cada gato tem a sua personalidade, mas uma coisa é certa: eles sabem que você cuida deles. Eles vêem o tutor colocando comida, mantendo a caixinha limpa, brincando, e estes são sinais de que você se importa com ele. Aqui estão alguns sinais de que seu gato ama e confia em você: 

  • Dorme próximo de você 
  • Te mostra a barriguinha  
  • Pisca lentamente para você 
  • Te traz presentinhos (insetos, folhas) 
  • Te segue pela casa 
  • Se esfrega em você 
  • Te recebe quando você chega em casa 

  

As minhas unhas também precisam de atenção! 

As unhas dos gatos também requerem manutenção. O ideal é ter em sua casa locais próprios para que eles possam afiá-las, como arranhadores. O corte pode ser feito regularmente, mas atenção: eles possuem veias nas unhas! Cortar a unha de um gato sem o devido conhecimento anatômico pode provocar dor no gatinho e sangramento! Evite esses incômodos e aproveite a visita ao médico-veterinário para solicitar ao profissional que faça o procedimento de corte.  

Seguindo essas dicas, temos certeza de que seu gato terá uma vida ainda mais feliz e saudável. E sempre que ele precisar, a WeVets oferece um corpo clínico capacitado para o atendimento aos felinos, médicos-veterinários especializados em medicina felina, e um consultório e sala de espera exclusiva para gatos enriquecida ambientalmente com arranhadores, nichos e tocas. Agende sua consulta! 

Leia Também

Diabetes em cachorro e gato: sintomas e tratamentos
Diabetes em cachorro e gato: sintomas e tratamentos
10 dicas para cuidar do seu gato ou cachorro com deficiência
10 dicas para cuidar do seu gato ou cachorro com deficiência
Dirofilaria immitis: Tudo sobre o Verme do Coração
Dirofilaria immitis: Tudo sobre o Verme do Coração
icon instagram

INSTAGRAM

Siga-nos no Instagram

Seguir