Blog

Fique por dentro dos conteúdos pets e das notícias WeVets!
104267-cute-pic-dog-corgi-free-png-hq
icone whatsapp Fale
Conosco
Postado em: 30/06/2025
Categoria(s):

Como prevenir a doença do carrapato em cachorro

Main image

Se você tem um cachorro, sabe que ele é sensível quando se trata de parasitas, certo? Um dos maiores vilões para a saúde canina é a doença de carrapato em cachorro. Além de ser bastante comum, pode trazer sérios riscos à saúde do seu pet. É importante saber como identificar, tratar e, claro, prevenir que o seu melhor amigo sofra com isso.

Muita gente acha que o carrapato é inofensivo, mas ele não é. Quer saber mais sobre a doença do carrapato em cachorro, os sintomas e as formas de proteção? Vem com a gente! 

Sintomas de doença de carrapato em cachorro

A doença de carrapato pode se manifestar de várias formas, e os sintomas podem variar bastante de acordo com a gravidade da infecção. No início, os sinais podem ser sutis, mas é preciso dar atenção, pois podem evoluir rapidamente.

Entre os principais sintomas, são os mais comuns:

  • febre;
  • cansaço excessivo;
  • perda de apetite;
  • anemia;
  • lesões na pele.

Um aumento na temperatura corporal do cachorro pode ser um dos primeiros sinais de que algo não está certo e se o seu pet parece estar mais cansado do que o normal, pode ser um alerta, porque muitos cachorros começam a se alimentar menos quando estão infectados, tendo menos energia.

A palidez das gengivas pode evidenciar que o cachorro está sofrendo de uma anemia, muitas vezes causada pela perda de sangue devido à picada do carrapato. Esse local geralmente apresenta vermelhidão, inchaço e secreção, sinais típicos de infecção.

Se o seu cachorro apresentar algum desses sintomas, o melhor a fazer é procurar um médico-veterinário o quanto antes. Lembre-se: o diagnóstico precoce pode evitar complicações sérias.

Doença de carrapato em cachorro passa para humanos?

Não é motivo para muita preocupação. A maioria das doenças de carrapato que afetam os cães não são transmissíveis diretamente para os humanos. Vamos falar sobre as exceções. 

A babesiose, por exemplo, é uma doença que pode afetar tanto cães quanto humanos, mas a transmissão para os seres humanos é extremamente rara.

A erliquiose, outra doença transmitida por carrapatos, também não costuma ser um risco significativo para as pessoas.

Embora o risco seja baixo, sempre vale a pena adotar algumas precauções para evitar que tanto você quanto seu pet sejam contaminados. 

Como prevenir a doença de carrapato em cachorro?

A prevenção é sempre o melhor remédio quando o assunto é saúde dos pets. Para proteger seu cachorro da doença de carrapato, tome algumas medidas simples:

  • uso de antiparasitários;
  • limpeza do ambiente;
  • exames periódicos;
  • consultas regulares com o médico-veterinário.

Há diversos tipos de antiparasitários, como coleiras, medicamentos orais e/ou tópicos etc. Aplique com frequência o método recomendado pelo seu médico-veterinário.

Mantenha o ambiente do seu cachorro sempre limpo, principalmente áreas externas onde os carrapatos podem se proliferar. Evite deixá-lo em locais com grama alta ou mato, com cuidado extra em épocas mais quentes.

Hábitos e cuidados

Crie o hábito de verificar sempre o pêlo e a pele do cachorro, especialmente após passeios ao ar livre. Procure por carrapatos, com foco na região das orelhas, pescoço e patas.

Além disso, leve seu cachorro ao médico-veterinário regularmente, mesmo que ele pareça saudável. Um check-up pode identificar qualquer sinal inicial da doença de carrapato.

Como tratar a doença de carrapato em cachorro?

Se o seu cachorro foi diagnosticado com a doença de carrapato, o tratamento pode variar dependendo da gravidade. A abordagem médica geralmente é feita com antibióticos e outros medicamentos para aliviar os sintomas e combater a infecção.

Em casos mais graves, o pet pode precisar de transfusões de sangue ou tratamentos mais agressivos. Por isso, o acompanhamento veterinário é necessário para garantir a recuperação do pet.

A doença de carrapato em cachorro é um problema sério, mas com a prevenção adequada, você pode proteger seu melhor amigo de complicações. Fique atento aos sintomas, mantenha o ambiente sempre limpo e não deixe de fazer a prevenção regular.

Quer continuar aprendendo como cuidar do seu pet da melhor forma? Sempre estamos postando conteúdos para ajudar você nessa missão: acompanhe a WeVets no Instagram!

Leia Também

Como prevenir a doença do carrapato em cachorro
Como prevenir a doença do carrapato em cachorro
Cachorro pode comer melancia? Tire suas dúvidas
Cachorro pode comer melancia? Tire suas dúvidas
Confira nossas 5 listas de nomes para gatos
Confira nossas 5 listas de nomes para gatos
icon instagram

INSTAGRAM

Siga-nos no Instagram

Seguir